domingo, 27 de septiembre de 2015

Eclipse total de superlua


Domingo há eclipse total da superlua
Fenómeno raro só volta a repetir-se em 2033.
Na noite de domingo para segunda-feira quem estiver em Portugal continental, nos Açores e na Madeira vai poder um eclipse total da superlua. Este fenómeno raro ocorre quando a Lua atravessa a sombra da Terra e fica cor de ferrugem. A última vez em que este fenómeno aconteceu foi há 33 anos, em 1982, e só volta a repetir-se em 2033.

O eclipse vai fazer com que na madrugada de segunda-feira a Lua esteja mais perto de nós do que é habitual, a apenas 356 877 quilómetros de distância. Como no domingo será noite de Lua cheia e o astro estará especialmente perto: vai parecer 14% maior e terá 30% mais brilho do que se estivesse no apogeu, ou seja, o ponto na órbita terrestre em que um astro se encontra mais afastado da Terra. É devido a este facto que se batizou o fenómeno de super-Lua.

Este acontecimento torna-se ainda mais raro porque a superlua vai sofrer um eclipse. Apesar de os eclipses lunares acontecerem duas vezes por ano, a última vez em que o planeta Terra tapou uma lua gigante já foi há mais de três décadas.

As melhores horas para ver a superlua
Se não quer perder o fenómeno que só volta a repetir-se dentro de 18 anos pode olhar para o céu à 1h10 (hora de Portugal continental) da madrugada de segunda-feira, altura em que o astro deixa de ser iluminado por parte dos raios solares. A partir das 2h07, a Lua vai ficar completamente tapada pelo planeta Terra durante três horas e 20 minutos. Deixa de estar à sombra às 5h27 e às 6h24 fica à meia-luz, altura que marca o fim do eclipse, segundo o 
Observatório Astronómico de Lisboa.


Caso não queira ficar acordado durante a noite de domingo para segunda-feira – que contará com uma média de 16 graus de temperatura mínima em todo o País, de acordo com o IPMA – vai poder assistir ao início do fenómeno raro já durante o entardecer de domingo. A Lua nasce às 19h10 e, nessa altura, irá ter uma cor vermelho-alaranjada.

Ao contrário do que se possa pensar, a Lua não vai ficar completamente escura durante o eclipse. Vai ter um brilho cor de ferrugem provocado pela atmosfera da Terra, que não só dispersa os raios como absorve muitos deles. Assim, durante o fenómeno, a luz branca que costuma iluminar o astro é substituída por uma luz vermelho-alaranjada.

Onde vai ser possível ver o eclipse
Além de Portugal continental, Açores e Madeira, a superlua vai poder ser vista na Europa Ocidental, África Ocidental, América do Sul e Central e no Leste da América do Norte. Tudo porque em todos estes locais, no momento do eclipse, a Lua vai estar acima do horizonte.



No hay comentarios:

Publicar un comentario